CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA



O novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chega a 2022 de cara nova e ainda mais valorizado. A Confederação Brasileira de Voleibol implementou uma série de mudanças na competição, com foco em renovação, emoção, performance e sustentabilidade.

Entre as novidades, o Circuito Brasileiro passou a ser dividido em duas competições por etapa: Aberto e Top 8. O Top 8 será disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance. O Aberto terá as duplas ranqueadas do 8º ao 13º lugar entre os inscritos, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying. Esse sistema permite jogos mais nivelados, entre duplas de ranqueamento mais próximo.

A premiação total ultrapassa os 6 milhões de reais, um valor 25% superior ao da temporada 2020/2021. A dupla vencedora de cada etapa Top 8 e seu técnico também terão um benefício além da premiação em dinheiro, e recebem da CBV o custeio de passagem, hospedagem, transporte e alimentação para disputar uma etapa do Circuito Mundial.

Durante a temporada 2022, serão realizadas 10 etapas do Top 8 e 15 etapas do Aberto. As etapas adicionais do Aberto também servirão como oportunidade de desenvolvimento e experiência, substituindo as etapas do Circuito Challenger.

Para efeito de formação de ranking de entrada, serão levados em consideração os três melhores resultados das quatro últimas etapas (Top 8 ou Aberto), valorizando a performance recente dos atletas. Todas as etapas somam pontos para o mesmo ranking, e o campeão da temporada 2022 será definido pela soma dos nove melhores resultados dos participantes.

Integrando todas as competições do Circuito, os pontos obtidos pelas duplas nos torneios de base também poderão ser usados para o ranking do Top 8 e do Aberto.

O Circuito Brasileiro é a principal competição do calendário nacional do vôlei de praia. Foi disputado pela primeira vez em 1991, ano em que teve cinco etapas e torneios apenas entre as duplas masculinas. A partir do ano seguinte, passou também a contemplar o torneio feminino.


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais